O jornalista Renê Silva, fundador e editor do jornal Voz das Comunidades, foi vítima de um assalto na tarde de domingo (19 de abril de 2026). O crime ocorreu próximo à sua residência, no Complexo do Alemão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o relato do próprio Renê, ele foi abordado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Os criminosos estavam armados e anunciaram o assalto. Um deles chegou a encostar a arma na cabeça do jornalista durante a ação.
Os assaltantes levaram o celular pessoal de Renê Silva. Eles ainda exigiram que ele fornecesse a senha de desbloqueio do aparelho antes de fugir do local. O jornalista não sofreu agressões físicas além da intimidação com a arma de fogo.
O fato aconteceu na esquina das ruas Pedro Avelino e Doutor Antônio Moutinho. Este ponto é um dos acessos ao Morro do Adeus, que integra o conjunto de favelas do Alemão. O local fica a poucos metros da casa onde Renê Silva mora.
Câmeras de segurança instaladas na residência do jornalista registraram imagens do momento em que os dois homens fogem após o assalto. Nas gravações, é possível ver a moto sendo usada para a fuga. Em sequência, os vídeos mostram o próprio Renê Silva correndo em direção ao interior da sua casa logo após a partida dos criminosos.
Em seus relatos sobre o ocorrido, Renê Silva mencionou que tem observado uma sequência de crimes similares na região onde vive. Ele descreveu a situação como preocupante, dada a recorrência de abordagens violentas nas proximidades. O jornalista é uma figura conhecida por seu trabalho de comunicação dentro e sobre as comunidades.
A notícia foi originalmente veiculada pelo portal de jornalismo G1. O caso foi registrado e deve ser investigado pelas autoridades policiais competentes da área. A ocorrência se soma a outros registros de violência na região, levantando discussões sobre segurança pública.
